Quando eu era garoto, existia um quadro do Jô Soares na TV em que o protagonista resumia conversas longas e cheias de rodeios em uma só palavra que dizia tudo, sempre introduzida por "vou no popular". A idéia deste blog é ser claro nas opiniões. Vamos falar também de filmes, músicas, livros ou qualquer trabalho que valha a pena comentar.



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mi Buenos Aires Querido

Visitamos Buenos Aires pela primeira vez. Aproveitamos também o bom momento por que passa o Brasil. Como já possuíamos algumas informações sobre a cidade, não tivemos grandes surpresas ao conhecê-la.
A novidade ficou por conta do custo de vida. Muita gente falou das vantagens do câmbio e do Real mais forte, mas não é bem assim. Penso que quem veio nos primeiros dias de peso mais fraco teve algum benefício, mas parece que agora os argentinos estão vacinados. Eles identificam e param os brasileiros perguntando se estamos procurando couro, tango ou suvenires, tudo a preço de Brasil.
A alimentação chega a ser mais cara que em terras brasileiras. Você pede uma “pechuga”, como eles chamam o filé de peito de frango, sem acompanhamento, e paga em média 48 pesos, com o real valendo dois pesos seriam 24 reais.
A água é um pouco salobra e o preço muito salgado. Uma garrafa de 500 ml pode custar até oito pesos, cerca de quatro reais.
Para não dizer que tudo é pela hora da morte, o taxi é bem em conta, mais barato que em qualquer estado brasileiro.
Outro problema é que ir a Buenos Aires ficou badalado, isso atrai muitos brasileiros, todo tipo de pessoas. Você se torna mais um no grande bolo, o que pode ser desconfortável.
É claro que há muitas coisas legais pra visitar. Destaco o cemitério da Recoleta, belo pelo seu rico acervo artístico e Porto Madeiro, com seus restaurantes com vista para os diques do Rio da Prata. O Show de Tango também vale à pena, embora seja preparado para turistas brasileiros.
Outro lugar legal de visitar é a Rua do Caminito, com suas casas coloridas, é um local turístico no bairro La Boca, periferia de Buenos Aires, por isso mais popular.  
Quem gosta das feirinhas de arte locais não deve deixar de visitar a da Recoleta aos domingos.
O passeio pela capital Argentina ainda compensa, pela beleza da cidade e pelo enriquecimento cultural que nos acrescenta, mas se você puder esperar o boom turístico de brasileiros, pode aproveitar pra conhecer outros países menos badalados da America latina.
  
Cemitério da Recoleta
O Caminito e suas casas coloridas



O caminito


  
Feira da Recoleta (fotos de Heloíse Martins)


 

Um comentário: