Existem ditos populares que deveriam ser banidos de nossas falas. Outro dia ouvi uma pessoa dizendo orgulhosa que com ela é assim: “primeiro eu, segundo eu, terceiro eu”. É chocante ouvir coisas como estas. Já é difícil mudar nossa natureza ruim, imaginem cultivar e proclamar comportamentos toscos como este, é como se estivéssemos afundando na merda e se debatendo para mergulhar mais rápido na lama podre de uma existência medíocre.
O egoísmo está em nós, talvez uma pitada dele seja necessária para nossa sobrevivência, mas fora deste limite é altamente prejudicial ao convívio social saudável. Até já sabemos disso, mas parece que não conseguimos entender a gravidade do problema.
Vejo passeatas pela paz, indignações com a violência, reclamações contra a burocracia burra que nos assola, ações e mais ações na justiça, e por aí vai. Nada vai dar resultado se não resistirmos ao nosso pensamento egocêntrico e mesquinho de que “eu sou o centro do universo”. É a velha estória, sem amor não chegaremos a lugar nenhum, andaremos em círculos sobre a Terra, avanço tecnológico sim, porém atraso no que realmente interessa: a evolução espiritual humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário