Quando eu era garoto, existia um quadro do Jô Soares na TV em que o protagonista resumia conversas longas e cheias de rodeios em uma só palavra que dizia tudo, sempre introduzida por "vou no popular". A idéia deste blog é ser claro nas opiniões. Vamos falar também de filmes, músicas, livros ou qualquer trabalho que valha a pena comentar.



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os véus, as mulheres e os homens

Vi alguns filmes iranianos e notei que as mulheres estão sempre com a cabeça enrolada em panos e usando batas de manga comprida. Já os homens se vestem normalmente. No Irã há bem mais liberdade para a mulher do que nos países árabes em geral, afinal os iranianos são Persas.

Disseram-me que nestes lugares as mulheres gostam de ser tratadas assim e, se você tentar libertá-las, lutarão para manter suas restrições. Na verdade elas aceitam sua condição de reprimidas por algum motivo que lhes impuseram. Em algum momento o medo tomou conta dos homens e foi preciso conter as mulheres, esmagando-as. A força física masculina ajudou. O sexo feminino foi condenado, não sei o porquê.


No Brasil as mulheres estão livres dos panos, mas ainda assim são obrigadas a usar véus simbólicos. Por aqui também se tem medo de mulher. Não precisa explicar muito, todos sabem do machismo que ainda sobrevive entre nós. Mulher que é liberada sexualmente ainda é considerada vagabunda, usar saia curta justifica estupro, brasileira em filme pornográfico nacional na verdade está apanhando, coisas do tipo.

As instituições religiosas, deturpadas pelo homem, também reforçam o massacre a mulher, na verdade são os motivos religiosos os que mais justificam a destruição da liberdade feminina, não há como achar fundamento para tal absurdo no amor, que deveria ser a base das crenças, mas é assim.

Qual o perigo que a mulher liberta pode oferecer? Por que tanto medo do nosso semelhante feminino? Na contra mão da machalhada eu olho para elas e só consigo ver beleza.

Seremos mais felizes quando nos desapegarmos destas baboseiras impensadas que se entranharam na nossa sociedade. Tornamos nossas vidas piores por motivos que nem sabemos direito de onde surgiu. Acredito que seria bem melhor se mulher e homem fossem livres, sem medos, sem reservas e sem véus.

4 comentários:

  1. Ah, seu blog está na minha lista de preferidos, no Maduros na Rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tereza. Vou por o seu na minha lista de preferidos também, acho bem legal. Abração!


      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir